Título: Criação de vagas no setor cresceu 312% no 1º bimestre
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2006, Economia & Negócios, p. B1

A melhora no desempenho e nas perspectivas das construtoras já se refletiu no aumento do emprego no setor. Só no primeiro bimestre do ano foram criados 36.237 postos de trabalho com carteira assinada em canteiros de obras espalhados por todo o País, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse número representa um aumento de 312% em relação a igual período de 2005, quando foram abertas apenas 8.789 vagas formais.

Mas o efeito desse cenário mais favorável sobre o mercado de trabalho pode ter sido bem maior, já que o emprego formal representa menos de um quarto dos postos de trabalho que são criados na construção civil. Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada em 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28% dos empregos daquele ano foram criados no setor informal, enquanto 43% foram ocupados por trabalhadores por conta própria e 4,2%, por empregadores.

Além disso, a abertura de novas vagas na construção civil tem forte efeito multiplicador na economia. "Para cada emprego direto criado num canteiro de obras, são abertas mais dez vagas em outros setores de atividade, como serviços e fornecedores de materiais de construção", afirma João Carlos Robusti, presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

O armador Moisés Alves, de 54 anos, foi um dos beneficiados pela melhoria do desempenho da construção civil. Depois de ficar pouco mais de dois meses desempregado, Moisés foi contratado em janeiro pela BKO Engenharia e Comércio, ganhando R$ 1,2 mil por mês. "O mercado está bom. Quando saí da firma anterior, havia a promessa de que eu seria encaixado de novo se aparecesse outra obra. Mas nem precisei esperar, arrumei outro emprego rápido." A BKO aumentou em 10% o quadro de pessoal no primeiro trimestre, diz o diretor-técnico, Mauricio Linn Bianchi.

Na Construcap, que atua em obras públicas e construções industriais, o aumento do emprego foi de 15% este ano.