Título: "O jogo já está aos 30 minutos do segundo tempo"
Autor: Paula Puliti
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2006, Economia & Negócios, p. B5

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, recorreu a uma metáfora futebolística ao cobrar a modernização, até o final do ano, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo ele, o jogo do governo "está aos 30 minutos do segundo tempo". Ele afirmou que os avanços nesta área ajudarão o País nas negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), e que o Brasil precisa se tornar exportador de "conhecimento e inovação".

Durante o anúncio da nova gestão no instituto, no Rio, ele usou um expediente comum ao presidente Lula, fazendo comparações com o futebol: "Daqui para a frente ou se faz gol, ou não se faz. Não dá mais para pensar em grandes táticas de jogo. Agora é a hora do vamos ver". Em seguida, disse que é preciso entregar o INPI modernizado à sociedade até dezembro. "Não podemos chegar ao fim do ano sem alcançar os objetivos colocados".

O ministro participou da apresentação da reestruturação do instituto, que entrará na era eletrônica, com o uso de portal na internet. Além dos investimentos em informática, o presidente do INPI, Roberto Jaguaribe, informou que o estoque de processo de marcas em atraso, hoje em 600 mil, cairá para 100 mil até dezembro. Foram contratados 400 funcionários.

Furlan disse que o País precisa dar um salto para se tornar, também, um exportador de inovação e tecnologia. "Isso não é possível sem uma máquina eficiente de marcas e patentes", comentou.