Título: Brasil vai construir 36 petroleiros para a Venezuela
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Economia & Negócios, p. B14

Contratos de US$ 3 bi entre 5 estaleiros e a PDVSA serão assinados nos próximos dias

Cinco estaleiros brasileiros estão prestes a fechar contratos de cerca de US$ 3 bilhões para a construção de 36 petroleiros para a estatal venezuelana PDVSA, informou ontem o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha.

Representantes do setor vão a Caracas se reunir segunda-feira com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, quando esperam acertar detalhes sobre a encomenda. Segundo Rocha, já está definido que os navios serão construídos no Brasil, mas falta definir preços e prazos.

A construção dos petroleiros em estaleiros nacionais faz parte de um acordo binacional negociado com o governo da Venezuela pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na época em que ocupava o Ministério de Minas e Energia. Rocha disse que, salvo qualquer mudança brusca de rumos, os navios serão construídos pelos estaleiros Atlântico Sul (em Pernambuco), Itajaí (em Santa Catarina), Keppel Fels, Estaleiro Ilha S.A. e Mauá Jurong (no Rio).

A PDVSA vai encomendar navios também na Argentina, que deve ficar com cinco embarcações, e na Espanha, com duas.

Das 36 embarcações destinadas ao Brasil, 28 serão feitas integralmente no País e as 8 restantes, finalizadas em estaleiros venezuelanos sobre cascos construídos no Brasil. O acordo binacional prevê a troca de tecnologia entre os estaleiros dos dois países.

Rocha informou que o Sinaval fez um acordo com a Usiminas para reduzir em 30% o preço do aço destinado à construção de navios.