Título: Alta no preço do álcool reduz vendas do combustível
Autor: Kelly Lima
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2006, Economia & Negócios, p. B8

A elevação nos preços do álcool por três meses consecutivos prejudicou as vendas do combustível. O Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) apurou em março queda de 30% nas vendas de álcool hidratado em relação ao previsto. Segundo o vice-presidente do Sindicom, Alísio Vaz, as estimativas eram de comercializar 250 milhões de litros no mês entre as distribuidoras associadas ao Sindicato, mas apenas 175 milhões foram vendidos. O álcool hidratado é o vendido isoladamente, diferente do anidro, misturado à gasolina.

As empresas do Sindicom representam 50% do mercado nacional de combustíveis. Para Vaz, com a queda nas vendas ficou mais fácil a "superação do período de entressafra da cana-de-açúcar" e está afastado qualquer risco de o combustível faltar. "Foi um ótimo sinal de que o consumidor entendeu a situação e reagiu da melhor forma possível, que é aprender a usar a opção de combustível em seu veículo", disse Vaz.

Na semana passada, um mês depois de algumas usinas iniciarem o processamento da cana, o preço médio do litro do álcool vendido nos postos de todo o País foi em média de R$ 2,009, o que significa uma alta de 0,25% sobre a semana anterior, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Junto ao produtor, porém, já é possível verificar uma queda nos preços. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq-USP, o álcool hidratado teve baixa de 1,45% e foi vendido a R$ R$ 1,19585 (sem impostos).