Título: López Obrador chama elite de 'máfia'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2006, Internacional, p. A16

O candidato à presidência do México Andrés Manoel López Obrador acusou ontem banqueiros e empresários do país de serem uma máfia. Segundo o líder nas pesquisas para as eleições de 2 de julho, eles estariam se aproveitando do governo e levando o México à ruína.

"Estamos enfrentando uma máfia, uma gangue, pessoas que se dedicam apenas a tirar proveito do governo, que converteram em uma comissão a serviço de uma minoria que arruína o país", disse López Obrador em seu programa semanal de TV. Após um pedido para especificar as acusações, ele se referiu aos "maiores empresários do México, que nem sequer são empresários, na verdade são especuladores, traficantes de influência".

Além de atacar a elite econômica, López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, criticou também o presidente Vicente Fox. Para ele, o presidente foi manipuldo e levado a trair suas promessas.

López Obrador cobrou de Fox a promessa feita na campanha de 2000, de limpar o governo. As acusações surgem num momento em que López Obrador sofre críticas dos outros candidatos por seu desempenho como prefeito.

Os ataques do candidato mostram uma contradição com declarações feitas recentemente por ele. Mais de uma vez López Obrador declarou que não se considera um inimigo das empresas.

No domingo, falando a simpatizantes indígenas, López Obrador já criticara o sistema financeiro. Numa provocação às instituições bancárias, ele perguntou à platéia: "Vocês sabem do que vivem os bancos?" E respondeu dizendo que o país ainda paga por um fundo de proteção às ações bancárias. Críticos da medida dizem que o governo pagou mais do que devia ao sistema financeiro.

Para López Obrador, o presidente Fox mantém esses favores como retribuição aos banqueiros pelo apoio dado a sua eleição. López Obrador disse que se for eleito resolverá a questão com os banqueiros, sem especificar como fará isso.