Título: Usineiro acusa MST de incendiar canavial
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2006, Nacional, p. A13

Um incêndio destruiu cerca de 500 toneladas de cana-de-açúcar da Usina Decasa, em Caiuá, no Pontal do Paranapanema, na madrugada de ontem. A usina pertence ao grupo Olival Tenório, um dos principais produtores de açúcar do Estado de Alagoas e que vem expandindo a produção em São Paulo. O diretor da empresa, Durval Guimarães, suspeita da ação do Movimento dos Sem-Terra (MST), que mantém acampamentos na região.

Na semana passada, integrantes do MST já haviam colocado fogo em outro canavial da empresa. Segundo Tenório, a cana queimada não estava pronta para a colheita, que só começa em maio.

Atendendo a pedido do usineiro, que se encontrava ontem em Alagoas, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, denunciou o dano ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter). Segundo Nabhan, é o quarto ataque a canaviais registrado na região, depois que o coordenador regional do MST, Aparecido Maia, declarou ¿guerra¿ a esse segmento do agronegócio.

Durante a invasão da Fazenda São Domingos, há duas semanas, Maia disse à imprensa que o MST não permitiria o avanço das usinas e da cana-de-açúcar em terras pretendidas pelo movimento para a reforma agrária. Maia não foi encontrado, mas outras lideranças negaram participação do MST no incêndio.

Segundo Nabhan, se a Polícia Civil investigar, não terá dificuldade para confirmar a autoria do ataque. Ele destacou que as últimas invasões lideradas pelo MST foram marcadas pela violência contra o patrimônio dos fazendeiros. O ruralista disse que essas ações prejudicam a economia da região. ¿O grupo Olival Tenório já avisou que vai rever seu projeto de instalar uma nova usina no Pontal.¿