Título: Novela sobre TV digital pode estar perto do fim
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Economia & Negócios, p. B8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá na sexta-feira todas as informações para decidir sobre o padrão técnico de TV digital que o País adotará, afirmou ontem o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Lula retornará ao Brasil da viagem oficial de à Inglaterra na quinta-feira, mas já na sexta-feira visitará Recife. Por isso, a expectativa é que só seja anunciado oficialmente o sistema escolhido na semana que vem.

"Concluímos esta semana todas as conversações que tínhamos de ter sobre os três sistemas (americano, japonês e europeu) e vamos reportar ao presidente as nossas análises e ele estará em condições de definir e só ele poderá fazer", afirmou Costa. Segundo ele, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é quem vai repassar a Lula as conclusões do comitê de ministros formado para analisar o assunto. Um decreto estabeleceu a sexta-feira como data final para conclusão das análises.

A última reunião que faltava ocorreu ontem. Dilma e Costa reuniram-se com o secretário de Comunicação do Ministério do Planejamento do governo argentino, Guilherme Moreno. Os dois países haviam acertado analisar em conjunto as vantagens e desvantagens dos três padrões de TV digital para chegar a uma escolha comum. "Neste momento, temos a vontade política e a expectativa de que seja escolhido o mesmo padrão para os dois países e, se possível, para o Mercosul", comentou o secretário argentino.