Título: Elas ainda desconhecem os pontos de prazer do corpo
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Vida&, p. A20

Albertina Duarte, ginecologista

O que as mulheres dizem hoje em seu consultório deve ser muito diferente do que diziam há 30 anos. Quais foram as principais mudanças?

Há 30 anos a palavra orgasmo simplesmente não era conhecida. Eu tinha de ter um esquema para falar dela, substituir por gozo. E, quando elas conheciam o termo, ficavam com vergonha da médica. Hoje, a mulher sabe como funciona a coisa. Conhece a anatomia e os métodos anticoncepcionais. Ela também se cuida mais, vem muito mais ao consultório, faz mais exames de prevenção.

E o que não mudou durante esse tempo todo?

A relação com a auto-estima na relação sexual. Ela tem um medo enorme de não agradar ao homem e ela se cobra por isso. Se a mulher é abandonada, independentemente do tempo da relação, ela vem me perguntar: 'O que eu tenho que ele não gosta'?, 'O que eu não tenho?', 'Por que não estou dando certo no amor?'. Não estou falando só de classes desfavorecidas, mas de mulheres de altíssimo nível intelectual.

O fato de as mulheres ainda correrem risco numa relação sexual, não exigindo do homem o uso de camisinha, está relacionado a isso?

Claro. A mulher hoje sabe o que é uma camisinha desde criança. Isso é dito em casa, na televisão ou no outdoor. O obstáculo não é a falta de conhecimento mais. O que faz com que ela ainda não exija a camisinha é o fato de querer agradar ao homem. Isso vale para outras situações também. Se um homem rotula negativamente o desempenho da mulher na cama, ela só vai se recuperar quando outro homem disser o contrário. Racionalmente, claro, ela pode saber que não é nada daquilo. Mas ela precisa de um atestado concreto para se recuperar.

A senhora afirma que 35% das adolescentes gostariam de casar virgens. Já os meninos não acham mais correto casar com uma virgem. Isso, sim, foi uma inversão de valores, não?

Acontece que essas adolescentes querem casar virgens não por um dever, como antigamente. Hoje, ela quer ter a primeira relação sexual com o homem especial, ideal. Escuto muito no consultório frases do tipo: 'Transei há uns meses. Hoje estou com um cara legal, que mereceria mais'.

É o mesmo princípio de precisar agradar, certo?

Exatamente. E tem mais: vejo mulheres não usando anticoncepcional com medo de engordar e, portanto, enfeiar para o homem.

O que a mulher adulta ainda desconhece do sexo?

Além de não saber que ela não é a única responsável pelo resultado, a mulher ainda desconhece os pontos de prazer de seu corpo. Com isso, corre o risco de ficar parecida com o homem, achando que há um único foco de prazer. O ponto G, na entrada da vagina, é hoje uma fixação. Isso é muita robotização! A mulher tem de se apoderar do seu corpo inteiro. O rosto e o pescoço são zonas erógenas poderosíssimas, sabia?