Título: Êxtase significa sexo, afeto e inteligência numa mesma relação
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Vida&, p. A20

Rose Marie Muraro, patrona do feminismo

O que de fato mudou no comportamento sexual da mulher nesses últimos 30 anos?

Vivi no tempo em que não se podia fazer nada. Só um exemplo: levei um susto danado quando menstruei. Não sabia nem que existia menstruação. Era uma coisa pecaminosa. Hoje, ela é festejada pelas mulheres.

Em relação à menstruação, a senhora afirma no livro que não soube quando suas filhas menstruaram pela primeira vez. E hoje sente muito por isso. Esse foi um preço alto que a senhora teve de pagar nesses anos todos de engajamento?

Pois é, eu trabalhava muito. As empregadas sabiam primeiro. Mas o tempo passou e fiquei sentidíssima por ter perdido essa parte do amor das minhas filhas. O jeito de me penitenciar foi colocando isso no livro.

O que deu errado para a mulher depois de décadas de causa feminista?

O 'ficar' na relação. Esse 'ficar' favorece o homem, não a mulher. Foi uma inversão ao extremo. Elas querendo se libertar, foram para o lado oposto e continuam na mesma escravidão nesse sentido. A mulher foi para o lado masculino e ficou tudo muito descartável para os dois lados. E a mulher que 'fica' é 'galinha'. O homem, 'garanhão'.

Ainda é assim?

Sim. Mas isso é cultural, não da natureza. O que é da natureza é tratar bem o ser humano. Para mudar essa visão, só mudando a sociedade inteira.

Por que as mulheres ainda não se protegem como deveriam, tendo muitas vezes relações sexuais sem camisinha?

Mas camisinha é um horror. E ela tem o direito, sim, de não usar. É claro que, se ela for esperta, ela usa. Mas há alternativas para isso. Por que não fazer e pedir exame de aids? Isso sim é uma grande prova de amor.

Existe uma relação ideal, de felicidade para o homem e para a mulher?

Sim, é o encontro do êxtase na relação, o oposto do descartável. O êxtase significa sexo, afeto e inteligência numa mesma relação. A mulher está mais preparada biologicamente para isso, já que ela precisa de aprofundamento para criar filhos. Mas é importante dizer que é possível encontrar vários êxtases na vida e só na fase adulta. Na adolescência os dois têm de ter relações descartáveis para justamente mais tarde constatarem que isso não leva a nada.