Título: Mulheres de sem-terra ocupam Incra do Recife hoje
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Nacional, p. A15

Agricultoras ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT), ao MST e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) vão ocupar hoje de manhã a sede estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Recife. O objetivo do protesto é reclamar da morosidade do processo de reforma agrária e exigir o cumprimento da meta de assentamentos do governo federal.

No Dia Internacional da Mulher, os homens vão se responsabilizar pelo almoço. No pátio interno do Incra, pretendem improvisar uma cozinha, com fogão a gás e a lenha e fazer feijão, arroz, macarrão e macaxeira. Pelo menos 30 homens serão mobilizados para a tarefa. "Pode não ficar bom, mas a gente garante que não tem transgênico na comida", observou um dos líderes estaduais do MST, Alexandre Conceição.

A rotulação dos produtos transgênicos, como determina legislação brasileira também será reivindicada pelas mulheres, em outro protesto. "O consumidor tem o direito de saber o que está comendo e de escolher este alimento", frisou Marluce Melo, da coordenação da CPT.

Até a tarde de ontem, não fora registrada nenhuma nova ocupação de terra em Pernambuco, segundo Joba Alves, coordenador do MST. A previsão é de que ocorram novas ocupações ainda esta semana. Em menos de 48 horas - do fim do sábado à manhã de anteontem - 19 áreas foram invadidas ou reocupadas pelos agricultores ligados ao MST. Os dirigentes estaduais afirmam que não darão trégua ao governo.