Título: Viagem de Chirac em maio incluirá Brasília
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Nacional, p. A11

O presidente francês Jacques Chirac confirmou para 26 de maio o início de uma viagem à América do Sul que inclui Brasil, Uruguai e Chile - a Argentina ficou de fora por causa do mau momento por que passam as relações entre Paris e Buenos Aires.

A viagem estava marcada para 6 de abril, mas um problema cerebral do presidente forçou-o a adiá-la. A restrição agora foi descartada porque Chirac reagiu bem a uma longa viagem, feita na semana passada, à Índia e à Tailândia.

A visita do presidente francês ocorre num momento em que suas relações com o Brasil estão excelentes: ele quer agradecer o apoio que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a proposta de cobrar taxas em aeroportos para criar um fundo mundial contra a pobreza. Esse bom entendimento ficou evidente na Conferência de Paris, na semana passada, em que o ministro Celso Amorim participou de um encontro oficial no Palácio do Eliseu ao lado de seus colegas do Chile e do Uruguai.

As relações França-Argentina azedaram no ano passado, quando Paris decidiu ficar do lado de várias empresas francesas que enfrentavam problemas com a política financeira do governo Néstor Kirchner.