Título: Na carruagem da rainha, Lula chega ao Palácio de Buckingham
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Nacional, p. A10

Em dia de chuva fina e muito frio, presidente e sete ministros são recebidos com toda pompa pela familia real

Muita pompa e deslumbramento, chuva fina e um frio de 5 graus negativos marcaram o primeiro dos três dias de visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido, onde ficará hospedado, com a primeira-dama Marisa Letícia, no Palácio de Buckingham. O casal passeou de carruagem e, à noite, foi homenageado pela família real com um banquete. O clima atrapalhou um pouco as cerimônias externas. Depois de passar as tropas em revista, Lula, usando um elegante sobretudo preto, chegou ao Buckingham em uma carruagem real, acompanhado da rainha Elizabeth II e de um tradutor. Na segunda carruagem estavam Marisa Letícia e o marido da rainha, o duque de Edinburgo, com outro tradutor. Nas cinco carruagens seguintes estavam os sete ministros que ficaram hospedados em alguns dos 600 aposentos do palácio real.

Depois de saborear truta e salmão de entrada e frango com legumes como prato principal do almoço, Lula e Marisa visitaram a galeria de pinturas onde conheceram as peças brasileiras da coleção Real. Lula viu uma foto da rainha com o rei Pelé com a camisa do Santos e o jogador Gérson, tirada em novembro de 1988, no Maracanã. Naquela tarde, ela entregou a taça aos jogadores da seleção paulista, que venceram os cariocas, por 3 a 2. Lula, sem falar inglês, estava um pouco inibido enquanto era apresentado às obras, ao contrário do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, muito à vontade com sua máquina digital, com a qual tirou fotos dele mesmo com a rainha e o presidente.

Elizabeth II disse ao presidente Lula que tem "boas lembranças" do Brasil. Mostrou uma medalha que ganhou da Escola de Samba Mangueira. "Ela é muito simpática, não tem salto alto", contou o ministro Furlan.

Outro momento solene foi o banquete para 167 convidados, em que Lula se apresentou em elegante terno preto, ao invés do tradicional "white tie" (gravata borboleta branca) usado nestas ocasiões. Ficou à direita da rainha e à esquerda de Camila Parker-Bowles, a mulher do príncipe Charles. Entre os convidados estavam Paulo Coelho e o guitarrista Jimmy Page.