Título: Banco ganha fôlego para encostar no Itaú
Autor: Silvia Fregoni
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Economia & Negócios, p. B18
O Bradesco dará um salto no mercado de cartões de crédito após fechar negócio com a Amex. "Ele ganhou fôlego para ficar no pé do Itaú", diz uma fonte do mercado. A posição de cada instituição financeira no ranking do setor não costuma ser divulgada. Mas, segundo informações de fontes de mercado, com base no faturamento das empresas, o Bradesco, que está em terceiro lugar com 10,7% de participação, após a parceria com a Amex deve ir para 17,7%. Passa a ocupar a segunda posição no ranking, desbancando Itaú e Banco do Brasil, empatados com 13%. A Amex está em quinto lugar no ranking informal do mercado com 7% de participação. Quem lidera o setor hoje é a Credicard, com 18% de participação e faturamento de R$ 23,2 bilhões em 2005.
A partir de maio, com a cisão da Credicard, metade de sua base de clientes ficará com o Itaú e a outra com o Citibank. O quadro deve mudar e o Itaú/Credicard passaria a liderar o mercado com 22% de participação. O Bradesco com a Amex viria em seguida, com 17,7%. O mercado de cartões de crédito movimentou R$ 127,6 bilhões em 2005 e teve crescimento de 27,1% em relação ao ano anterior.
O acordo fechado ontem com a Amex foi considerado estratégico e positivo pelo mercado. O economista João Augusto Salles, da consultoria Lopes Filho, por exemplo, acredita no potencial de crescimento do Bradesco nas classes mais altas. "Ele tem uma estrutura operacional que poderá ser utilizada para ampliar a participação de mercado, ao contrário da Amex, que vinha perdendo terreno em cartões locais," disse. Para Pedro Guimarães, do Banco Pactual, a transação está em linha com a expectativa de que os bancos terão de investir em segmentos com altos spreads para compensar o impacto da queda nominal dos juros. "A Amex é complementar ao perfil do cliente do Bradesco."