Título: Para Lula, oposição 'está passando dos limites'
Autor: Lisandra Paraguassú Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2006, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou ontem seus principais auxiliares a saírem em defesa do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, novo alvo de tucanos e pefelistas. Em reunião com a coordenação política do governo, Lula manifestou total confiança em Bastos e disse que a oposição está "passando dos limites" ao querer envolvê-lo na quebra do sigilo bancário de Francenildo dos Santos Costa, o Nildo.

A avaliação interna no Planalto é de que o próprio Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, está incentivando ataques a Bastos por achar que ele foi um dos principais responsáveis por sua queda.

Parlamentares do PSDB e do PFL passaram a acusar o titular da Justiça de "omissão" ao saber que dois de seus colaboradores - o secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, e o chefe de gabinete, Cláudio Alencar - estiveram na casa de Palocci. O primeiro encontro ocorreu no dia 16 de março, na mesma noite em que Palocci recebeu de Jorge Mattoso, então presidente da Caixa Econômica Federal, o extrato da conta de Nildo.

"Márcio Thomaz Bastos é um dos melhores ministros da Justiça que este País já teve", afirmou a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao deixar a cerimônia de posse dos novos ministros, na tarde de ontem. "Essa crise está absolutamente esclarecida, todas as providências foram tomadas e nós, a partir de hoje, estamos inaugurando a última etapa deste mandato do presidente Lula."

O novo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse não haver fundamento na tentativa da oposição de enredar Bastos. "A não ser a motivação político-eleitoral."

Waldir Pires, novo ministro da Defesa, reforçou a defesa do colega. "Se um cidadão no exercício da função pública pratica alguma coisa, não significa que seus superiores estejam comprometidos."