Título: Varig quer punir quem reserva vôo e não aparece
Autor: Tânia Monteiro, Leonardo Goy
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Economia & Negócios, p. B4

Em posse da direção da Anac, presidente da companhia diz que essa seria uma solução para evitar overbooking

O presidente da Varig, Marcelo Bottini, defendeu ontem a ampliação das punições aos passageiros que fazem reserva para um vôo e não comparecem para o embarque (o chamado 'no show'). Para Bottini, essa seria uma solução para evitar problemas com overbooking, a venda de passagens além do número de assentos em um vôo.

O overbooking virou uma preocupação para o governo depois do constrangimento causado pelo comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, que deu um 'carteiraço' para embarcar num vôo entre Campinas e Brasília.

Punir abusos no overbooking será uma das prioridades da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), comandado por civis que substituirá o Departamento de Aviação Civil (DAC), conduzido por militares, na coordenação das companhias aéreas em operação no País.

A primeira diretoria da nova agência foi empossada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele aproveitou a cerimônia para responder às críticas ao fato de que os novos dirigentes seriam "pilotos sem brevê" e teriam origens profissionais as mais variadas. Segundo Lula, "a história da diferença entre vocês (os dirigentes da nova agência) é importante".

PELÉ E GARRINCHA

Mais uma vez usando o exemplo do futebol para fazer comparações, o presidente Lula afirmou: "Não sei se vocês lembram as diferenças entre Garrincha, Didi e Pelé. Todos jogavam diferente, mas todos com um único objetivo, de derrotar os adversários e marcar o gol para o time em que eles jogavam".

O primeiro a falar na posse de quatro dos cinco diretores da Anac foi o novo presidente, Milton Zuanazzi, que afirmou que a transferência do DAC não será feita de forma precipitada. Ele também elogiou o trabalho da Aeronáutica, que deixa de ter ascendência sobre a aviação civil.

Em seu discurso improvisado, Lula acabou se atrapalhando ao lembrar da experiência da Aeronáutica à frente do DAC e disse que o País adquiriu anos e anos de experiência, "mesmo com os militares administrando a aviação civil brasileira".

Além do novo presidente, tomaram posse três outros diretores da Agência Nacional de Aviação Civil: o coronel da reserva Carlos Veloso, a procuradora Denise Ayres Cunha e o ex-assessor parlamentar da Infraero Leur Lomanto.