Título: PSOL lança o ex-petista Plínio candidato em SP
Autor: Bruno Winckler
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2006, Nacional, p. A9

O PSOL lançou oficialmente ontem a pré-candidatura de Plínio de Arruda Sampaio ao governo de São Paulo.

Fundador do PT, desiludido com os caminhos que o partido tomou depois da eleição de Lula, Sampaio defendeu sua candidatura como "uma alternativa às propostas neoliberais" de PT e PSDB. "Considero um empobrecimento político para o País a polarização entre dois partidos com um mesmo discurso", disse o pré-candidato, durante manifestação pelo voto aberto na Câmara de Deputados, no centro de São Paulo. O ato foi patrocinado pelo PSOL.

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), pré-candidata à Presidência, esteve em São Paulo para promover a candidatura de seu colega de partido e aproveitou a ocasião para criticar seus antigos companheiros do PT. "Lula tornou-se uma ferramenta do neoliberalismo e não mudou em nada a obra de oito anos do PSDB", afirmou a senadora. "Nosso partido se apresenta humildemente como a nova cara de uma esquerda que não nasceu com o PT e muito menos morre com o PSOL", completou.

Caso vença as eleições, o PSOL não vê problemas em não ter maioria no Legislativo. "Queremos ter oposição para valorizar nossas mudanças", disse Heloísa Helena. "Se vencermos, teremos a prova de que o povo quer mudanças e o Legislativo vai ter de aceitar a nova situação", emendou Sampaio.