Título: Avanço do candidato não deve evitar 2º turno
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Internacional, p. A16

Apesar da subida nas pesquisas, a candidatura de Ollanta Humala não deve ter fôlego para decidir a eleição peruana já no primeiro turno, declarou ao Estado, por telefone, o presidente do instituto Apoyo, Alfredo Torres. "Para que Humala chegue aos 50%, os demais candidatos precisariam perder muitos votos nessa última fase da campanha", disse Torres.

O pesquisador ressalta que Humala vem recuperando a intenção de votos que tinha perdido havia cerca de dois meses - quando surgiram denúncias de violações de direitos humanos em bases militares comandadas por ele durante o combate à guerrilha Sendero Luminoso, nos anos 90. "Essas denúncias, na verdade, não avançaram e não é pequeno o número de peruanos para os quais algum abuso dos militares era inevitável durante a perseguição ao Sendero", explicou. Torres também afirma que a campanha de Humala tem sido bem-sucedida em apontar Lourdes Flores como a candidata "dos branquinhos e dos ricos".

Outro pesquisador, Manuel Saavedra, da CPI, antecipou ao Estado que seu instituto divulga hoje uma pesquisa com números parecidos com a do Apoyo.