Título: Polícia apreende armas em assentamento no RS
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Nacional, p. A12

Após varredura, quatro integrantes do MST são presos por porte ilegal

A Brigada Militar - polícia gaúcha - prendeu ontem quatro moradores do Assentamento Conquista do Cerro da Liberdade, do Movimento dos Sem-Terra (MST), em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, por porte ilegal de armas. A denúncia foi feita por assentados que se sentiam atemorizados pelo uso freqüente de espingardas por alguns vizinhos. Até uma criança de 9 anos teria sido ameaçada por um homem de arma em punho.

Na operação de busca e apreensão, autorizada pela juíza Tânia da Rosa, 2 oficiais de Justiça e 18 policiais fizeram uma varredura em todas as casas do assentamento.

Paulo Rodrigues Barbosa foi capturado enquanto fugia para um milharal com um rifle e um revólver. Na casa de Márcio Ribeiro foi localizada uma espingarda escondida num fundo falso.

Os irmãos Alceu e Clênio de Moura também foram encontrados com rifles. Alceu também tinha cigarros e sementes de maconha. Os quatro foram presos e levados para a delegacia da Polícia Civil.

Nos últimos dez anos, impulsionada pela formação de 32 assentamentos da reforma agrária, a população de Santana do Livramento cresceu de cerca de 87 mil para 93 mil pessoas.

VIOLÊNCIA

Segundo a imprensa local, os índices de violência têm sido altos dentro dos assentamentos.

Dos 17 homicídios ocorridos em 2005, 8 aconteceram em áreas distribuídas para sem-terra. A maioria dos casos tem como motivações desavenças entre vizinhos.

A prisão dos assentados ocorre no momento em que crescem as tensões entre militantes de entidades de sem-terra e fazendeiros no Sul do país. Neste mês, o MST anunciou que faria deste ano um "2006 vermelho" e a Via Campesina destruiu pesquisas da Aracruz.