Título: Rigotto reconhece vitória de Garotinho e vai apoiá-lo
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Nacional, p. A10

Peemedebista, que reassume governo gaúcho, diz não pensar em reeleição

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, reconheceu ontem, ao embarcar de volta para Porto Alegre, a vitória de seu adversário Anthony Garotinho na consulta interna realizada no domingo pelo PMDB para a escolha do candidato do partido à Presidência da República. Rigotto também anunciou seu apoio ao nome do ex-governador do Rio. "Eu reconheço o resultado e Garotinho tem meu total apoio", declarou o governador gaúcho.

Rigotto confirmou que está reassumindo o comando do seu Estado, do qual havia se licenciado para participar da disputa interna, e disse que sua intenção é permanecer no posto até o último dia de mandato.

Adiantou, no entanto, que não pretende concorrer à reeleição e, pelo menos por enquanto, não pensa em participar do pleito deste ano como candidato a outra função pública, como o Senado, por exemplo .

LIMINAR

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), propôs que a ala governista desista da idéia de realizar uma convenção nacional no dia 8 de abril. A convenção foi requerida pelos aliados do Planalto, que conseguiram o apoio do PMDB de nove Estados, com o objetivo de desmontar o resultado das prévias que escolheriam o candidato do partido à Presidência.

Por causa da liminar do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, proibindo a realização das prévias, o partido acabou realizando apenas uma consulta informal, sem valor jurídico. "Estou propondo que não haja convenção, porque o objeto dela era desqualificar as prévias que não aconteceram", resumiu Temer, ao ressaltar que está buscando o diálogo. "Minha função é conversar e tentar unir o partido." O presidente do partido quer a convenção apenas no mês de junho.