Título: Pesquisa empurra Serra para disputar sucessão em S. Paulo
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Nacional, p. A9

Levantamento mostra que prefeito derrotaria tanto Marta quanto Mercadante já no primeiro turno

A pressão de aliados e auxiliares faz com que o prefeito José Serra esteja praticamente decidido a aceitar ser candidato do PSDB ao governo estadual. Ele ainda faz pesquisas para avaliar sua saída da Prefeitura, mas dois argumentos o sensibilizaram - como governador terá mais cacife político do que como prefeito e os porcentuais obtidos na pesquisa Datafolha divulgada ontem incluem a aceitação tácita da renúncia pelo eleitorado. Seus aliados já falam até na chapa: Serra e Guilherme Afif Domingos, do PFL.

Na pesquisa, enquanto os outros pré-candidatos tucanos a governador não passam dos 9% e do quarto lugar, Serra venceria os dois pré-candidatos mais fortes do PT ainda no primeiro turno: 58% a 12% contra o senador Aloizio Mercadante, com a impressionante marca de 65% dos votos válidos; e 50% (57% dos votos válidos) a 14% contra Marta Suplicy, ficando a ex-prefeita em empate técnico com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), com 15%.

Sem Serra, Quércia passa a liderar, com vantagem de 8 a 9 pontos porcentuais sobre os pré-candidatos petistas. O vereador José Aníbal alcançou um máximo de 9% e o ex-ministro Paulo Renato Souza estacionou nos 3%, ambos em quarto lugar.

Serra classificou o resultado como previsível. "Era meio óbvio. Se eu estava na frente no Estado de São Paulo para presidente, é mais ou menos evidente que estaria na frente na pesquisa para o governo do Estado, como, se houvesse outra para a Prefeitura, também estaria." Ele comemorou o resultado da pesquisa sobre a avaliação da sua administração. Segundo o Datafolha, 44% dos paulistanos consideram seu governo ótimo ou bom.