Título: Planalto avalia desgaste de Palocci
Autor: João Domingos, Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2006, Nacional, p. A6

Nos bastidores, há quem defenda sua saída no dia 31

A situação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é cada vez mais complicada. Na reunião de coordenação política, realizada ontem pela manhã, no Palácio do Planalto, esse foi um dos temas principais. Mesmo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuando a assegurar que Palocci não sai do cargo, a avaliação é de que o ministro está perdendo a credibilidade, o que é inadmissível para alguém à frente do Ministério da Fazenda.

As declarações pela manhã do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, de que a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa será investigada com todo o rigor já fizeram parte de uma estratégia para reagir ao desgaste e defender Palocci. Durante o dia, embora dessem declarações em favor da apuração do caso, vários ministros e líderes petistas saíram em defesa do ministro da Fazenda.

Nos bastidores, a informação é de que Palocci vai ficando no cargo enquanto se agüentar. Alguns acham que ele deve sair no dia 31, com todos os demais ministros que serão candidatos, mas outros defendem sua saída já para não prejudicar a candidatura de Lula à reeleição. No entanto, ao deixar o cargo, Palocci ficaria desprotegido e poderia ter sua prisão decretada pelo Ministério Público de São Paulo. Esse é o temor do presidente.

MARINHO

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, classificou de "tititi" a polêmica em torno da violação do sigilo do caseiro. "O fato é grave, e as autoridades vão apurar e tomar as providências. É tão sério quanto outras quebras de sigilo que ocorreram (na CPI dos Bingos)", declarou Marinho, que, ainda, ironizou: "Coitadinho do caseiro, tão inofensivo, mas bem treinado. É tão sério quanto inventar uma testemunha como o caseiro e treiná-lo bem, como fizeram." Marinho questionou ainda se o caseiro recebe regularmente ajuda de seu suposto pai. "Se é que de fato é filho. Senão, isso parece coisa arranjada."