Título: Bastos ameaça sair se culpa por violação recair sobre auxiliares
Autor: Vera Rosa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2006, Nacional, p. A5

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ameaçou ontem deixar o governo se os homens de sua confiança forem obrigados a assumir responsabilidade pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Thomaz Bastos conversou à noite com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Disse que não aceitará que Daniel Goldberg, secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, ou Cláudio Alencar, chefe de gabinete, paguem a conta pelos acontecimentos que envolveram o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Na conversa com o presidente, Bastos afirmou que, se isso ocorrer, ele próprio pedirá demissão, pois não vai dispensar os colaboradores. Lembrou que os dois auxiliares foram à casa de Palocci, no último dia 16, chamados pelo então ministro, que teria solicitado investigação sobre suspeita de suborno recebido pelo caseiro. Destacou, no entanto, que nem Goldberg nem Alencar testemunharam a quebra de sigilo ou o vazamento da informação.

Lula garantiu que o ministro não sairá do governo e pediu ao ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e ao líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que conversem com a oposição, na tentativa de acalmar os ânimos.

"Precisamos criar um ambiente eleitoral democrático", resumiu Tarso. Mas o PSDB e o PFL não parecem dispostos a dar trégua. Decididos a atazanar a vida do governo, querem convocar Thomaz Bastos para prestar esclarecimentos no Senado o mais rápido possível.