Título: Alckmin diz que PSDB deve sair da defensiva e reagir a ataques do PT
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2006, Nacional, p. A12

Em sua primeira reunião com a Executiva Nacional do PSDB, o pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, pediu aos dirigentes do partido que saiam da defensiva e reajam "com dureza à postura do governo Lula", em uma referência à onda de denúncias que vem sofrendo.

"Temos de ir para a ofensiva, dar respostas imediatas a cada denúncia que surgir durante a campanha", completou o ex-governador paulista, segundo um dos participantes do encontro, deixando claro que, a seu ver, a estratégia do PT nesta campanha será o denuncismo.

"Sou um expert em PT", resumiu Alckmin depois da reunião em que o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) foi apresentado como seu coordenador de campanha. "Em eleição, adversário não joga flores. Ainda mais o PT, que está no fundo do poço e quer puxar todo mundo para baixo", disse o ex-governador.

O encontro serviu para discutir o quadro de alianças nos Estados e montar a primeira agenda de viagens do pré-candidato: hoje ele estará em Minas Gerais, amanhã em Goiás e, na sexta-feira, no Piauí. "Vamos celebrar a aliança PFL-PSDB no Piauí", anunciou o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE).

Tasso descartou a parceria entre tucanos e pefelistas em apenas dois Estados: Sergipe e Alagoas. Na Bahia - onde o líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior, é inimigo do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL) - e no Maranhão - em que a senadora Roseana Sarney (PFL) vive às turras com o presidente do Instituto Teotônio Vilela, deputado Sebastião Madeira (PSDB) -, Tasso considerou a situação indefinida.

Antes da conversa com a Executiva, Alckmin almoçou com o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), quando também se discutiu o nome do candidato a vice na chapa tucana. Até a semana passada, os dois pefelistas mais cotados eram os senadores José Jorge (PE) e José Agripino (RN), mas esta semana a idéia de apresentar uma lista tríplice aos tucanos ganhou força.