Título: Quase metade dos franceses quer saída de Villepin
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2006, Internacional, p. A18

Praticamente um a cada dois franceses (45%) deseja a renúncia do primeiro-ministro Dominique de Villepin, cuja popularidade vem caindo desde o início da crise pelo Contrato Primeiro Emprego (CPE). A lei, que reduz os direitos trabalhistas para estimular as empresas a contratar jovens menores de 26 anos, provocou manifestações e greves em toda França. Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto BVA, 49% dos franceses deseja que o primeiro-ministro - que pretendia disputar as eleições presidenciais de 2007 - continue no cargo e 6% dos entrevistados entre 30 de março e 1.º de abril não se pronunciaram.

O índice de aprovação de Villepin caiu para 28%, isto é, 14 pontos porcentuais a menos do que em março, indicou uma pesquisa que será publicada amanhã pela revista semanal 'L'Express'. O índice de aprovação de Villepin era de 48% em janeiro.

Ao todo, 64% das pessoas entrevistadas dizem ter uma má opinião sobre o chefe de governo, 18% a mais que no mês passado.

A queda da popularidade de Villepin é particularmente acentuada - 26 pontos porcentuais a menos - entre jovens com idades entre 18 e 24 anos e entre trabalhadores assalariados do setor privado. Entre os autônomos, a popularidade do primeiro-ministro teve uma queda de 7 pontos.

O presidente Jacques Chirac também viu sua popularidade cair para 36% - 3 pontos porcentuais a menos do que em março.