Título: Alunos acompanham Pontes com toda atenção
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2006, Vida&, p. A22

A odisséia brasileira no espaço ganhou ares pedagógicos. A viagem de Marcos Pontes está sendo acompanhada com atenção nas escolas paulistanas.

No Colégio Magno, a 4ª série exercita a escrita com as notícias publicadas nos jornais. As crianças aproveitam títulos e fotos originais e colam seus próprios textos em cima das reportagens. Numa "reportagem", relatam que Pontes é desviado da rota por "marcianos verdes" que, aos gritos, o chamam de "fofucho".

Esses mesmos alunos enviaram um e-mail cheio de perguntas ao astronauta. Ele próprio escreveu prometendo que responderia tudo assim que voltasse.

Os textos dos jornais também estão sendo recortados pela 3ª série do Colégio Santa Maria. Servirão de base para a feira de ciências, em outubro .

No Colégio Montessori Santa Terezinha, a jornada espacial serviu para as primeiras noções de astronomia. Depois de aprender sobre o Sistema Solar, a 4ª série viajou para o Centro de Estudos do Universo (CEU), um núcleo de ciências em Brotas (SP), onde assistiram a vídeos e palestras sobre Pontes e viram os planetas pelo telescópio. Sem vacilar, Renata Sayuri, de 9 anos, discorre sobre o que aprendeu: "Marcos Pontes é um tenente-coronel e tem 43 anos. Ele vai fazer experiências com DNA e plantar um feijãozinho. O trabalho é bom porque vai trazer novos conhecimentos."

Nos colégios Nossa Senhora do Carmo e Cidade de São Paulo, as aulas de música são embaladas por uma marchinha em homenagem ao brasileiro. "Meu astronauta, eu quero ir com você no rabo desse foguete", começa a canção.

"Atividades assim são importantes porque fazem com que as crianças estejam atentas ao que acontece, à realidade", explica a professora Elaine Campos, do Santa Maria.