Título: Alarme na ISS faz astronautas suspenderem experimento
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2006, Vida&, p. A22

Tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram de suspender ontem um experimento após soar um alarme a bordo. Os americanos William McArthur e Jeffrey Williams deveriam dormir no módulo Quest da ISS com uma pressão inferior à do resto da estação, mas acordaram depois que a sirene de um sensor foi ativada duas vezes. Eles passaram várias horas isolados de seus colegas, o brasileiro Marcos Pontes e os russos Pavel Vinogradov e Valeri Tókarev.

Por causa do incidente, a Nasa decidiu suspender o experimento e aumentou a pressão no interior do módulo para que os astronautas pudessem continuar dormindo, explicou o porta-voz da agência espacial americana na Rússia, Rob Navias. Ele informou que os dois estão "perfeitamente bem" e a câmara pressurizada funciona normalmente.

O objetivo do experimento era testar um novo método de preparação de astronautas para passeios espaciais, que são realizados com trajes de pressão reduzida. No módulo Quest seriam testadas as reações de astronautas durante o sono.

Pontes, Vinogradov e Williams viajaram para a estação no dia 30 a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, como integrantes da expedição permanente à ISS. Os russos e o americano ficarão lá durante seis meses e o brasileiro volta à Terra no sábado.

O médico brasileiro Luiz Cláudio Lutiis passaria ontem informações a Pontes sobre os cuidados que ele precisará ter no retorno. Ele explicou que em viagens curtas os astronautas não costumam sentir muitas reações adversas. Mas Pontes deve ficar cerca de duas semanas em uma clínica médica, numa espécie de quarentena.

EXPERIMENTOS

O astronauta já deu início a seis dos oito experimentos que pretendia realizar. Já fez a pesquisa que verificará como as plantas produzem clorofila no espaço e está concluindo o estudo sobre nuvens de proteína. Nele, se cria um spray de diversas substâncias luminescentes, como as que existem nos vaga-lumes, para verificar se elas se misturam melhor no espaço do que na Terra. Também está em andamento o teste dos minitubos de calor, cujo objetivo é tentar construir uma espécie de minicondicionador de ar para satélites.

Cerca de 2 mil estudantes de quatro escolas da rede municipal de São José dos Campos estão acompanhando, diariamente, a evolução de dois experimentos feitos por eles e pelo astronauta brasileiro. Eles realizaram experiências sobre germinação de feijão e clorofila. Os experimentos têm caráter educacional e já foram realizados por Pontes no espaço.

Foram divulgadas ontem as primeiras fotos de Pontes no espaço, feitas pelo russo Pavel Vinogradov, durante o lançamento do selo e da medalha em homenagem à Missão Centenário.