Título: Mãe diz temer pela vida de caseiro PPS vai acionar procuradoria
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/03/2006, Nacional, p. A5

Assustada, Benta pediu que Lula "não faça nada" com Nildo, que diz ter visto Palocci em mansão no Lago Sul

Benta Maria dos Santos Costa, 41, mãe de quatro homens, entre eles o caseiro Francenildo Costa, não esconde sua preocupação com o destino do filho. Depois que o caseiro desmentiu a versão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmando que ele freqüentava uma mansão no Lago Sul, em Brasília, onde a chamada república de Ribeirão fazia negócios e festas, Benta passou a temer pela vida de Nildo, como é conhecido. Mais: assustada, ela pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não faça nada com ele".

"Eu quero o meu filho de volta e peço ao presidente (Lula) que não faça nada com meu filho e mande ele de volta para o Piauí. Peço a Deus que acabe com tudo isso", apelou Benta.

Nildo declarou, em entrevista ao Estado e depois à CPI dos Bingos, num depoimento interrompido pela Justiça, que Palocci ia à casa do Lago Sul, onde era feita distribuição de dinheiro para o grupo e realizadas festas com garotas de programa. O ministro sempre negou ter ido lá.

Ela contou que Francenildo se confessou preocupado, mas procurou tranqüilizá-la, lembrando que a imprensa estava em cima do caso e que ainda tinha apoio de advogados, contratados pelo ex-patrão Luiz Antônio Guerra, para defendê-lo. "Eu disse para ele que o negócio não é agora, que a imprensa está em cima. Mas e depois? O que é que eles não vão fazer com meu filho?", indagou a mãe.

Benta declarou-se ofendida e indignada com o presidente por ele ter chamado seu filho de "simples caseiro". Ex-babá, desempregada, vivendo de uma meia pensão e de R$ 50 do Bolsa Cidadão, Benta disse que Lula não deveria agir assim, "esquecendo sua origem de operário".

"O que é que eles não vão fazer com meu filho? O Lula abre a boca na televisão e diz que ele é um simples caseiro. O que ele quer dizer com isso? Ele estava ofendendo o meu filho. Ele saiu de onde? Lula não nasceu em berço de ouro. Meu filho é um simples caseiro sim, mas criei ele sozinha para ser um homem honesto e falar toda a verdade. O que é que adianta ser filho de papai e mamãe e não falar a verdade?", perguntou aos prantos, durante entrevista ao Estado, concedida em uma casa de quatro cômodos ainda em construção, em Nazária, no Piauí.

Seu maior temor é de que seu filho sofra algum tipo de vingança, depois que o caso sair das manchetes dos jornais. "O que é que um pobre caseiro significa para um poderoso? Não significa nada, é um Zé Ninguém", argumentou.

Acompanhada da mãe, Maria das Dores Santos, que também chorava, Benta não se negou a responder às perguntas. Segura, garante que o dinheiro depositado na conta de Francenildo vem mesmo de seu suposto pai, o empresário Eurípedes Soares Silva. A revista Época divulgou extratos bancários do caseiro. A quebra do sigilo de Nildo não foi autorizada pela Justiça. Segundo seu advogado, a reportagem sugere que ele teria recebido dinheiro da oposição para depor contra Palocci.

Segundo ela, o filho já lhe tinha pedido várias vezes para exigir do pai o reconhecimento da paternidade, mas ela insistia em não concordar. Um argumento, porém, a demoveu: os amigos da escola em Brasília cobravam dele a origem paterna. Ele também teria apoio jurídico prometido pelo patrão.

A conversa, segundo ela, teria ocorrido em 22 de dezembro. Francenildo procurou o pai em um posto de gasolina. Disse que queria o registro de paternidade, mas o empresário negou ser o pai e propôs um acordo financeiro, que foi aceito. Benta não sabe o valor.