Título: Família de ex-ditador sérvio não irá ao enterro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2006, Internacional, p. A21,24

Justiça suspendeu ordem de prisão de mulher e filho de Milosevic, mas estabeleceu exigências

BELGRADO

A família não comparecerá ao enterro de Slobodan Milosevic, marcado para a tarde de hoje em Pozarevac, 80 quilômetros ao sul da capital sérvia, informou ontem Milorad Vucelic, porta-voz do Partido Socialista Sérvio, fundado pelo ex-presidente iugoslavo. "Em razão das declarações contraditórias das autoridades judiciais e governamentais em relação às garantias de segurança, a família do presidente Milosevic fica impossibilitada, na prática, de participar das cerimônias", lamentou Vucelic. "A viúva (Mirjana Markovic) é vítima de ameaças e chantagem", disse.

Mirjana, mais conhecida como Mira, está asilada em Moscou desde 2003, quando um tribunal sérvio abriu um processo contra ela por abuso de poder, malversação de fundos do Estado e envolvimento no assassinato de políticos e intelectuais que se opunham ao governo do marido durante os anos 90.

A Justiça sérvia expediu uma ordem internacional de prisão contra ela e encarregou a Interpol de executá-la. No entanto, no início da semana, os juízes sérvios suspenderam temporariamente a ordem de prisão para que Mira e o filho (também asilado na capital russa) pudessem acompanhar o enterro. Mas estabeleceu uma série de ressalvas: o passaporte de Mira seria cassado, ela teria de pagar uma fiança equivalente a US$ 15 mil e, além disso, comprometer-se a comparecer dia 23 a uma audiência judicial.

Os advogados da família chegaram a pagar a fiança, o que fez supor que ela estaria presente nas cerimônias. Ainda ontem à noite um deles, Zdenko Tomanovic, não descartava totalmente a possibilidade de Mira mudar de idéia e aparecer em Pozarevac para dar o último adeus ao marido. "Acho que ela virá", previu ele.

Marija Milosevic, filha do ex-presidente iugoslavo, também não estará presente neste sábado em Pozarevac. Ela queria que o pai fosse sepultado em Montenegro, onde reside. Marija também tem contas a ajustar com a Justiça sérvia. É acusada de tentativa de homicídio. Em 2001, quando o pai foi preso em Belgrado, Marija descarregou uma pistola em direção aos policiais que davam ordem de prisão.

O corpo de Milosevic está sendo velado no Museu da Revolução de Belgrado, localizado próximo da mansão onde ele recebeu voz de prisão. Dezenas de milhares de simpatizantes, muitos chorando, desfilaram diante do caixão fechado e envolto na bandeira sérvia, desde quinta-feira à tarde quando teve início o velório. Dirigentes do Partido Socialista Sérvio estimam que mais de 100 mil pessoas já se despediram do ex-líder.

Em Pozarevac, cidade natal de Milosevic, funcionários davam ontem os últimos retoques em dois túmulos construídos no jardim da imensa mansão da família sob uma frondosa árvore. Um é destinado ao ex-ditador e outro a Mira, que já manifestou o desejo de ser enterrada ao lado do marido.