Título: Milosevic era o novo Hitler, diz neta de Tito
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2006, Internacional, p. A21,24

Um livro relatando a saga dos que desafiaram o medo durante a guerra da Bósnia (1992-1995) será lançado em março em Madri por Svetlana Broz, neta de Josip Broz Tito, o chefe guerrilheiro croata que reunificou a Iugoslávia sob regime comunista no fim da 2ª Guerra.

Svetlana é a autora de Pessoas de Bem nos Tempos do Mal, já lançado com grande sucesso nos EUA, França, República Checa e Polônia. Provocada pela ascensão do nacionalismo na antiga Iugoslávia ao longo dos anos 90, a guerra da Bósnia disseminou a desconfiança e a inimizade entre pessoas de diversas etnias (sérvios, croatas e muçulmanos) que até então conviviam em harmonia.

Cardiologista de 51 anos, a neta de Tito socorreu os necessitados - sem indagar sobre sua religião ou origem. E foi com base no depoimento de muitos deles que ela desenvolveu a obra. "O fato de eu ser a neta de Tito funcionou como uma chave para eu penetrar na alma deles", disse.

Sobre os tempos que precederam a guerra, ela lembra com amargura o ressurgimento das idéias nacionalistas,combatidas por seu avô, arquiteto da reunificação da Iugoslávia. Essas idéias foram estimuladas pelos radicais que pretendiam o desmembramento do país. "Quando (Slobodan) Milosevic apareceu no cenário político da Sérvia, em 1987, após seu primeiro comício em Belgrado, ficou claro para mim que ele era o novo Hitler da Europa. Naquela época, eu achava que ele tentaria manter o poder na Sérvia; não imaginava que ele fosse capaz de destruir a Iugoslávia."

Svetlana lamentou também o papel da mídia na época. "Ela foi usada pelos políticos com a conivência de alguns jornalistas que aceitaram participar do esquema", ressaltou.