Título: WebJet pode voltar a voar com dois jatos
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2006, Economia & Negócios, p. B15

Novos controladores da empresa querem incorporar mais um Boeing

A WebJet pretende incorporar mais um Boeing 737-300 até o fim de abril. Com duas aeronaves na frota, a empresa quer retomar a operação de vôos regulares, revela o novo presidente da companhia, Paulo Enrique Coco. "Dentro de 30 dias devemos anunciar a nova malha de vôos regulares", diz o executivo, de 55 anos, que está há dez dias à frente da companhia.

A empresa foi vendida no início do ano para os grupos Águia, do ramo de turismo, e Jacob Filho, que atua no setor de transporte rodoviário. Coco garante que a empresa fará sua reestréia "sem dívidas". "A empresa está zerada", diz ele, que já foi presidente da Transbrasil e da Rio Sul, mas estava há seis anos afastado do setor aéreo.

A WebJet estreou em julho do ano passado, mas não sobreviveu à concorrência. Parou de operar depois de quatro meses, acumulando, segundo fontes do mercado, um passivo de US$ 10 milhões. De acordo com essas fontes, este teria sido o valor pago pelos novos controladores. Coco garante que a empresa não repetirá o erro da WebJet - de vender apenas pela internet, desprezando o poder de mercado dos agentes de viagem. "Não excluiremos nenhum canal de venda."

O executivo admite, contudo, que o setor aéreo não é para iniciantes. "Temos consciência de que não é fácil, o mercado é altamente competitivo", afirma. "Mas temos de encontrar uma estratégia que abra espaço para nós. O mercado está crescendo, há oportunidades em determinadas ligações e horários."

A principal fonte de receita da companhia dever vir, no entanto, de operações de fretamento. Neste segmento, a empresa deve trabalhar em conjunto com as empresas de turismo do grupo controlador, além de buscar novos clientes corporativos. "Já fizemos dois vôos para empresas no último final de semana, sendo um para Foz do Iguaçu e outro para Recife", diz Coco.