Título: Varig contrata consultoria para reestruturação
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2006, Economia & Negócios, p. B15

Segundo Alvarez & Marsal, não está definida data para demissão de 2 mil

O peruano naturalizado americano Luis de Lucio vai comandar a reestruturação da Varig, revela o diretor da filial brasileira da Alvarez & Marsal (A&M), Marcelo Gomes. A consultoria americana, especializada em gestão de crises, foi confirmada ontem como a responsável pela implementação do plano de recuperação judicial da Varig.

Entre algumas de suas atribuições, uma deverá causar polêmica. Segundo Gomes, está previsto no projeto de redimensionamento da companhia aérea o corte de cerca de 2 mil funcionários, mas o prazo para iniciar as demissões ainda não foi definido.

A direção da Varigt, inclusive seu presidente, Marcelo Bottini, permanece nos cargos. Será uma espécie de co-gestão. Lucio se mudará de escritório da A&M em Washington para o Brasil já na segunda-feira.

Chega com quatro executivos americanos que participarão da recuperação da Varig. Mais três brasileiros integrarão o time, num total de oito profissionais da consultoria, que tem prazo de dois anos para implementar o plano de reestruturação, conforme a Nova Lei de Falências. Lucio foi sócio-diretor da Ernst & Young, no Brasil, durante três anos (1999-2001). Sua experiência no setor aéreo se deu com a reestruturação da Aeromexico.

¿Ele é o homem certo para a nova função. E vai pensar 24 horas no processo de reestruturação¿, diz Gomes. Segundo ele, Lucio será o responsável pela implementação da reestruturação da Varig. ¿Mais do que um cargo, é uma nova função¿, acrescenta. O diretor revela também que haverá uma espécie de monitoramento e avaliação dos cargos executivos da Varig, para definir se poderão ocorrer substituições futuramente.

Bottini continuará responsável pelo dia-a-dia operacional da Varig, explica Gomes. A consultoria, por sua vez, lidará com temas como negociação com credores, questões trabalhistas, realinhamento de rotas e redimensionamento da estrutura da Varig. A implementação do plano de recuperação judicial da Varig, conta Gomes, é o primeiro caso em que a A&M não colaborou com a elaboração do projeto. Ou seja, vai implementá-lo já pronto. De acordo com o executivo, no entanto, esse não será um empecilho. ¿Já conhecemos o plano de recuperação. Nós o estudamos durante um mês. Ele é muito bom. Não haverá problema¿, afirma.

A Alvarez & Marsal foi criada há 25 anos, junto com o nascimento da lei de falências americana (Chapter 11). A consultoria já trabalhou em grandes reestruturações internacionais, lembra Gomes, como a da Levi¿s, Philips, LG, AT&T Latin America e, na aviação, da US Airways.

A empresa também participa do projeto de reconstrução e reestruturação de Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina. A exemplo da matriz, a filial brasileira da A&M também surgiu a partir da criação da Nova Lei de Falências, há cerca de um ano.