Título: Alckmin já prepara programa
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2006, Nacional, p. A18

Ele diz que não fará ataques ao presidente Lula

A Fundação Teotônio Vilela, do PSDB, já começou a elaborar o programa de governo de Geraldo Alckmin, candidato à Presidência. A informação foi dada ontem pelo próprio governador paulista, que assinou, em Belém, convênios com o colega tucano Simão Jatene.

Cauteloso, Alckmin evitou entrar em detalhes sobre os pontos principais desse programa e disse que sua meta até o dia 31 é continuar trabalhando como governador. "Depois dessa data é que vou começar a pensar e a me dedicar à campanha eleitoral." Ele reafirmou que não pretende fazer uma campanha de ataques ao presidente Lula, mas deixou claro que partirá para a crítica de idéias.

Ele participou ao lado de Jatene da inauguração do Hospital Metropolitano, que custou R$ 60 milhões e vai atender gratuitamente a população de 26 municípios. Inspirado no modelo de gestão tucana da saúde em São Paulo, o hospital de 168 leitos é o primeiro do Norte do País a ter centro para queimados com banco de pele e câmara hiperbárica.

Alckmin ouviu protestos de cem estudantes e sindicalistas contra a cessão da gerência do hospital à Associação Cultural e Educacional do Pará, mantenedora do Centro Universitário do Pará, uma universidade particular. "É um absurdo que um espaço público, construído com dinheiro público, seja utilizado pela iniciativa privada", afirmou o estudante William Borges.

Os governadores disseram que os estudantes estavam "desinformados" sobre o gerenciamento do hospital e afirmaram que haverá redução de custos. "O modelo de gestão por organizações sociais revolucionou o sistema de saúde pública em São Paulo", disse Alckmin, que assinou três convênios com o governo paraense.