Título: Por telefone, Lula pede reforço na blindagem
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2006, Nacional, p. A7

O Palácio do Planalto desacadeou uma operação de "salvamento" do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que vai continuar enquanto for necessário. Além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elogiou o ministro em todos os discursos que fez ontem em Santa Catarina, diversos colegas repetiram o gesto pelo país a fora. O próprio Lula telefonou a ministros para pedir a participação deles na operação.

Paulo Bernardo, do Planejamento, por exemplo, foi um dos que atenderam ao pedido presidencial ontem. Disse que, quando procura "minar a credibilidade" do ministro da Fazenda o alvo real da oposição é a desestabilização da economia do País. "Estão dando mostras de que vão fazer de tudo para ganhar a eleição", acusou.

Mas a blindagem de Palocci tem um limite: se aparecer alguma prova contundente de algum ato ilícito. Auxiliares do presidente salientam, no entanto, que não se trata de problemas envolvendo a vida pessoal do ministro Palocci, porque este assunto, salientam, não é da alçada do governo. O presidente Lula tem preocupações também com o futuro do seu ministro, caso ele tenha de sair do governo por algum motivo.

O ministro Palocci ontem se recolheu, desaparecendo das vistas da imprensa, para evitar ter de dar novas explicações. Ele tem passado os dias despachando em seu gabinete, no terceiro andar do Planalto, bem próximo ao gabinete do presidente Lula. No Planalto, Palocci fica mais protegido porque pode usar entradas e elevadores privativos, onde ninguém da imprensa tem acesso, ao contrário do que acontece no Ministério da Fazenda.

Mas há uma preocupação grande com o fato de a credibilidade do ministro ter sido afetada. O governo vem comemorando o fato de o mercado não balançar com as denúncias, mas teme que, se o tiroteio persistir, a economia possa se inquietar.