Título: Dinamarca tem 1º foco de gripe aviária; Suécia confirma H5N1
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2006, Vida&, p. A19

No Brasil, exames em 105.000 amostras descartam presença do vírus

A gripe aviária avançou sobre a Europa. Ontem, a Dinamarca confirmou seu primeiro caso de contaminação numa ave selvagem. O Ministério dos Assuntos da Família e dos Consumidores, responsável pela segurança dos alimentos no país, afirmou que se trata do H5. Não revelou, no entanto, em qual região da Dinamarca o foco foi detectado.

"Esperávamos por isso e estamos preparados", afirmou Jan Pedersen, gerente da Associação Dinamarquesa de Carne de Aves. "Endurecemos ainda mais nossas regras para assegurar que o vírus ficará longe das granjas."

Com a confirmação, a Dinamarca se torna o segundo país escandinavo a detectar o vírus da gripe aviária, depois da Suécia - o governo sueco anunciou ontem que os patos selvagens encontrados mortos na costa do Mar Báltico, próximos ao porto de Oskarshamn, estavam de fato contaminados pelo H5N1, a variante mais letal do vírus da gripe aviária. "O laboratório de Weybridge (na Inglaterra) confirmou a presença do H5N1", declarou Berndt Klingeborn, do Instituto Veterinário Nacional.

A presença do H5 já havia sido detectada em diversas análises feitas em pássaros selvagens no país - desde o fim de fevereiro, autoridades suecas já confirmaram 29 casos de aves selvagens com a cepa.

O governo do Azerbaijão - abalado pela morte de três pessoas muito provavelmente por gripe aviária - anunciou ontem a detecção do vírus também num cachorro, que havia sido encontrado morto na capital, Baku, na semana passada. O H5N1 já havia sido detectado em gatos e em uma marta - da família dos mustelídeos a que pertencem a doninha, a fuinha e o texugo.

O governo do Afeganistão afirmou estar "quase certo" de que o vírus identificado numa pequena criação de aves é o H5N1. De acordo com o laboratório inglês de referência, há 99% de chance.

No oeste indiano, um dia depois de o país ter registrado seu segundo surto da doença em frangos, funcionários da área de saúde percorreram casas à procura de pessoas com sintomas de gripe. "Não vamos nos arriscar. Se for necessário, estamos prontos para colocar pessoas de quarentena em hospitais", disse Vijay Satir Singh, autoridade da área de saúde.

BRASIL

O Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Campinas, por instrução do Ministério da Agricultura, divulgou ontem os resultados da segunda fase do Programa de Monitoria Ativa para Influenza Aviária.

Exames laboratoriais feitos em 105 mil amostras de aves deram resultado negativo para o vírus da influenza aviária. As amostras foram coletadas em 13 Estados e no Distrito Federal. No exame do material foram usadas as técnicas de sorologia e isolamento viral.

"Não encontramos nenhuma amostra positiva. Concluímos esse inquérito para atestar, entre outros aspectos, que o vírus H5N1 não está circulando no Brasil", afirmou o coordenador de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Marcelo Mota.