Título: Ellen Gracie vai presidir STF
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2006, Nacional, p. A13

Única mulher a integrar até hoje a mais alta corte do País, a ministra substitui Nelson Jobim, que deixa o tribunal

A ministra Ellen Gracie Northfleet foi eleita ontem presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para um mandato de dois anos. Primeira e única mulher a integrar o STF na história do tribunal, ela poderá assumir a Presidência da República a partir de abril, caso o vice-presidente José Alencar resolva disputar o Senado.

Como presidente do STF, ela será uma das substitutas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - atrás de José Alencar, do presidente da Câmara, Aldo Rebello (PC do B- SP), e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas, por lei, quem assume o cargo em período eleitoral não pode se candidatar nas eleições daquele ano. José Alencar só não ficará nessa situação de inelegibilidade se disputar de novo a vice-Presidência.

Ellen Gracie foi escolhida em uma eleição meramente protocolar e com resultado previsível, já que a presidência cabe sempre ao ministro mais antigo do STF que ainda não exerceu o cargo. No entanto, a ministra demonstrou ter ficado emocionada. Ela sucederá Nelson Jobim, que deixa a presidência do Supremo no próximo dia 30 e é tido como provável candidato a algum cargo nas eleições de outubro.

Ellen Gracie foi indicada ao STF pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2000. Ela entrou na vaga que pertencia ao ministro Octávio Gallotti.

Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ellen Gracie advogou por algum tempo e presidia uma turma do TRF da 4ª região antes de ir para o STF.