Título: Retrospectiva
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2006, Internacional, p. A14

FRAUDE - A libanesa Rana Abdel Rahim Koleilat, ex-executiva do Banco Al-Madina, é presa em 2004 em Beirute sob acusação de envolvimento na fraude que levou a instituição à falência, em 2003, após rombo de US$ 1, 2 bilhão. A imprensa local diz que políticos libaneses e militares sírios se beneficiaram da fraude. O presidente do Al-Madina, Adnan Abu Ayash, acusa o general Rustom Ghazaleh, chefe da inteligência militar síria, e três irmãos de terem se apropriado de US$ 72 milhões.

FUGA - Rana é libertada sob fiança em abril de 2005, pouco antes da retirada das tropas sírias do Líbano, após quase 29 anos de ocupação. Depois disso, ela foge e é vista em vários países.

CASO HARIRI - Relatório da comissão da ONU encarregada de investigar o assassinato do ex-primeiro-ministro Rafic Hariri indicou no ano passado que podia haver conexão entre a fraude no Al-Madina e o atentado. Hariri foi assassinado em fevereiro de 2005, em Beirute. Há suspeitas de que dinheiro do banco tenha sido usado no financiamento da ação, na qual estariam envolvidos oficiais militares libaneses e sírios.

PRISÃO - A polícia prendeu Rana domingo num hotel de São Paulo. O Líbano quer sua extradição para responder ao processo sobre a fraude no banco. Ela também é procurada pela ONU, para depor sobre o suspeito envolvimento do banco no caso Hariri.