Título: Sérvios dão adeus a Milosevic
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2006, Internacional, p. A15

Milhares visitam museu onde está o caixão

Milhares de nacionalistas sérvios desfilaram ontem, muitos chorando, diante do caixão fechado do ex-presidente Slobodan Milosevic, encontrado morto sábado aos 64 anos em sua cela de uma prisão de segurança máxima de Haia, na Holanda. Conhecido como "Carniceiro dos Bálcãs", ele era julgado por crimes de guerra e genocídio cometidos durante os conflitos da Bósnia e Kosovo no início da década de 90.

"Nas primeiras 5 horas mais de 10 mil pessoas deram adeus ao presidente", disse Milorad Vucelic, líder do Partido Socialista Sérvio (PSS), fundado por Milosevic. "O corpo ficará exposto a noite toda, para que as milhares de pessoas que se encontram diante do Museu de Belgrado possam render sua homenagem a Slobo (como os partidários o chamavam)", acrescentou. A permissão concedida pelo primeiro-ministro Vojislav Kostunica para que o velório fosse realizado nesse local histórico causou indignação entre o que faziam oposição a Milosevic. A decisão foi interpretada pelos analistas políticos locais como uma questão de sobrevivência para Kostunica que, embora anti-Milosevic, precisa do apoio parlamentar de alguns grupos nacionalistas para manter-se no poder.

O corpo ficará exposto ali até meio dia de sábado, quando então será transladado para Pozarevac, cidade natal de Milosevic. Ali, ele será enterrado sem honras de Estado nem atos religiosos (ele era ateu) nos jardins da mansão de família. Uma sepultura está sendo cavada diante de uma frondosa árvores, onde, segundo parentes, ele beijou pela primeira vez Mirjana Markovic, com quem se casou.

Asilada em Moscou, Mirjana deve chegar hoje a Belgrado para acompanhar os funerais do marido. Ela conseguiu livrar-se temporariamente de um processo que enfrenta por abuso de poder mediante um obscuro acordo com a Justiça e o governo sérvios.

Em Haia, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia informou ontem que divulgará hoje os resultados oficiais da autópsia realizada no ex-ditador.