Título: Lewandowski toma posse como ministro do Supremo
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2006, Nacional, p. A11

Ele assume vaga de Carlos Velloso, que se aposentou em janeiro

Numa cerimônia prestigiada pelos dois principais candidatos à Presidência - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) -, tomou posse ontem como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Enrique Ricardo Lewandowski. Indicado por Lula, ele disse que é "ministro da República, não de um presidente ou de um partido político". Lewandowski substitui Carlos Velloso, que teve de se aposentar em janeiro, quando completou 70 anos.

O novo ministro disse estar preparado para julgar ações espinhosas que o tribunal terá de enfrentar nos próximos dias, como a que questiona a validade da emenda constitucional que acabou com a verticalização nas eleições. "Estou pronto. Sou magistrado há 15 anos. Vou procurar julgar tecnicamente, de acordo com a Constituição e a minha consciência." Ele era desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Indagado sobre decisões recentes do STF criticadas por parlamentares, disse que o tribunal julga tecnicamente.

Lula foi à posse com a primeira-dama, Marisa Letícia. Os seguranças do tribunal não fizeram restrições aos trajes de Marisa que, contrariando o protocolo, vestia calça em vez de saia.