Título: Irritado, ACM Neto não entrega sub-relatório
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2006, Nacional, p. A10

A CPI dos Correios entrou em crise a cinco dias da apresentação do relatório final. O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) desistiu de entregar ontem ao relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), documento que aponta irregularidades nas transações financeiras de 12 fundos de pensão ligados a empresas estatais. O motivo da irritação de ACM Neto foi a delegação dada por Serraglio ao relator adjunto, o petista Maurício Rands (PE), para analisar e intermediar as reivindicações e mudanças pleiteadas pelas entidades de previdência privada.

"Os fundos fizeram várias contestações ao meu relatório, que ainda nem foi entregue, e o Osmar tinha que ter me chamado e mostrado os argumentos deles. Mas decidiu repassar para o Maurício Rands, que não tem base nenhuma para cuidar de fundos de pensão. Preciso de um bedel?", disse ACM Neto, antes de embarcar para Salvador com o sub-relatório de 449 páginas debaixo do braço. "Não aceito me submeter ao crivo de outro parlamentar. A atitude do Osmar foi, no mínimo, pouco cuidadosa", afirmou o pefelista.

O relator tentou pôr panos quentes. Explicou que se encontrou com representantes de três fundos de pensão (Petros, Funcef e Previ), a pedido do ex-ministro da Previdência e atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). "O Rands entrou na reunião que estava tendo com fundos de pensão e aí eu pedi para que ele fizesse o confronto dos dados dos fundos com os da CPI. Foi só isso. Deixei inclusive bem claro que ninguém teria acesso ao relatório do deputado ACM Neto."

A data para entrega do relatório final é dia 21, mas deve ser adiada para dia 23.