Título: Banda larga deve chegar a 11,63 milhões em 2010
Autor: Graziella Valenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Economia & Negócios, p. B16

A banda larga cresce no mundo a uma velocidade média de 120% ao ano, superior ao ritmo de expansão da telefonia móvel, de 110% ao ano, disse ontem o vice-presidente de negócios da indústria de equipamentos de telecomunicações Ericsson Brasil, Jesper Rhode.

As previsões da empresa para o Brasil são de que, em 2010, as habitações com banda larga devem mais que dobrar, saindo dos quase 5 milhões esperados para este ano e chegando ao número de 11,63 milhões, representando 16% dos domicílios brasileiros. Mesmo onde não há microcomputadores, a banda larga pode se fazer presente por outras tecnologias, como os telefones celulares.

Para Rhode, a banda larga e os serviços de valor adicionado que ela permite, como a televisão por protocolo internet (IPTV), representam um desafio, mas também uma solução para as operadoras de telefonia. Esses serviços podem gerar receita em um ambiente em que a tendência é reduzir os recursos vindos do transporte de voz, principalmente na longa distância, por causa da concorrência com os serviços de voz sobre IP (protocolo internet), os chamados VoIP.