Título: 8 milhões de euros para promover produtos agrícolas europeus
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Economia & Negócios, p. B10

Enquanto o Brasil não consegue convencer os europeus a abrir seu mercado para os produtos agrícolas do Mercosul, a União Européia (UE) não descansa na promoção de seus próprios produtos alimentares.

Ontem, a Comissão Européia, órgão executivo da UE, anunciou um financiamento de 8 milhões para anunciar bebidas, frutas, legumes e queijo em mercados consumidores relevantes, entre eles o Brasil.

Os alvos da estratégia européia para aumentar suas vendas de produtos alimentares são os Estados Unidos, Rússia, Canadá, Austrália, Índia, China e Japão, além do próprio Brasil.

Nos próximos três anos, os europeus gastarão 700 mil para fazer a publicidade de vinhos no País. Já o queijo europeu ganhará mais de 1,7 milhão para sua promoção.

Segundo a comissária da Agricultura do bloco europeu, Marianne Fischer Boel, o desafio da Europa é estabelecer campanhas de informação para tornar esses produtos mais competitivos.