Título: TV digital japonesa isolará o País, diz UE
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Economia & Negócios, p. B5

Europeus oferecem ao Brasil assento no conselho que decide o padrão

A União Européia (UE) alerta que o Brasil ficará isolado se adotar o padrão japonês da TV Digital. O comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson, confirmou ontem que, em sua viagem a Brasília, na semana que vem, tentará convencer o governo brasileiro a adotar o padrão europeu. Ele também oferece ao País um assento no conselho que discute o futuro do padrão europeu.

"O Brasil precisa decidir: ou adota um modelo com melhor preço, melhor tecnologia e participação da gestão ou ficará isolado", disse Mandelson. Ele admite que a opção brasileira é importante para a UE e não descarta o investimento de empresas. Mas passa a idéia de que é o Brasil quem mais ganha.

"O padrão europeu é o melhor para o Brasil por causa dos preços mais reduzidos do sistema e porque, pela nossa proposta, o Brasil estaria incluído no desenvolvimento da tecnologia da TV digital, principalmente em pesquisa", explicou.

Mandelson será o mais alto representante da UE a debater esse assunto com autoridades brasileiras nos últimos meses e mostra que os europeus estão se esforçando para vencer a concorrência com japoneses e americanos. "Isso significa que o Brasil vai se unir a um padrão global. Já o modelo japonês não é adotado por nenhum outro país", disse Mandelson.

"O modelo japonês vai isolar o Brasil internacionalmente. Vai tirá-lo das atividades de pesquisa, não dará um lugar na infra-estrutura global da tecnologia nem um posto na administração desse sistema."