Título: Corte eleitoral divulgará lista de eleitores da Venezuela
Autor: Juan Forero
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Internacional, p. A16

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, freqüentemente acusado de atuar em favor do presidente Hugo Chávez, anunciou ontem a divulgação da lista de todos os eleitores do país. O objetivo da medida é "sanar todas as dúvidas que pairam sobre o padrão eleitoral da Venezuela", segundo o presidente do CNE, Jorge Rodríguez. Os nomes começariam a ser divulgados ontem pela internet.

"A Venezuela não só se encontra dentro dos padrões internacionais (em relação à lista de votantes), como também está muito abaixo da margem de erro considerada significativa, que é de 5%", assinalou Rodríguez, referindo-se a uma auditoria externa da lista realizada pelo Centro de Assessoria e Promoção Eleitoral, com sede na Costa Rica. O organismo auditor integra o Instituto Interamericano dos Direitos Humanos.

O opositor Roberto Ansuini denunciou ter detectado na lista 1.921 pessoas com o sobrenome González, todos nascidos na mesma data no Estado de Zulia. Rodríguez disse que, sobre esse caso, o CNE fez uma investigação e determinou que apenas 61 nomes da lista de 1.921 estavam duplicados ou irregulares. "Todos os outros nomes eram de pessoas que têm pleno direito de votar", disse. A lista total é composta de 14,8 milhões de nomes.