Título: Presidente do Chile chega hoje para renovar laço com Brasil
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2006, Nacional, p. A7

Um mês após a posse, a presidente do Chile, Michele Bachelet, realiza a primeira visita de Estado ao Brasil. Socialista, primeira mulher eleita chefe de Estado naquele país (sexta na América Latina) e fã do cantor Roberto Carlos - por isso estudou português aos 15 anos de idade -, Bachelet chega hoje à noite ao Brasil buscando "renovar" e "fortalecer" a aliança estratégica e ampliar as relações comerciais entre os dois países, que em 2005 tiveram comércio bilateral de US$ 5,25 bilhões.

Bachelet é entusiasta da integração regional da América Latina, por considerar uma forma de os países avançarem rapidamente rumo ao desenvolvimento econômico "e resolverem muitos de seus dilemas". Mantendo a linha da política para o continente do antecessor Ricardo Lagos, a presidente diz que pretende manter o processo de desenvolvimento de uma identidade comum latino-americana.

Após passar o dia no Paraguai, onde se reunirá com o presidente Nicanor Duarte, a chilena chega ao Brasil com uma comitiva de ministros, parlamentares e empresários. A missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, liderada pelo Brasil, e a pretensão do País de ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU devem ser assunto entre os dois líderes.

Bachelet vai receber da Universidade de Brasília o título de doutora honoris causa em direitos humanos. Irá ao Planalto encontrar-se com Lula e à noite se reunirá com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie.