Título: Rebeldes atacam prisão e libertam 33
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Internacional, p. A15

Mais de 100 participaram do assalto no Iraque e mataram 20 policiais

Os grupos rebeldes que combatem o governo iraquiano e as forças de ocupação desfecharam ontem uma de suas mais ousadas operações em três anos de guerra de guerrilha no Iraque. Cerca de cem rebeldes, mascarados e munidos de fuzis, bombas e granadas propelidas por foguete, invadiram uma prisão em Muqdadiya, ao norte de Bagdá, e libertaram 33 prisioneiros, dos quais pelo menos 18 ligados à resistência.

Eles cortaram as linhas telefônicas, o que retardou a chegada de reforços da polícia, e fugiram depois de recolher os corpos de alguns companheiros mortos e pôr fogo no prédio.

Segundo o Ministério do Interior, 20 policiais e 10 insurgentes morreram no confronto. Muqdadiya fica na Província de Diyala, formada por população muçulmana xiita e sunita e palco de crescente violência sectária, além de atentados da rede terrorista Al-Qaeda no Iraque. A cidade fica no leste do chamado triângulo sunita, a região de mais forte insurgência.

Por ordem do governo da província foram presos o comandante da polícia e outros oficiais encarregados da segurança do presídio, por suspeita de colaboração com os rebeldes. À noite, um grupo que se identificou como o braço militar do Conselho dos Combatentes Islâmicos reivindicou a autoria do assalto num comunicado num site usado pelos insurgentes.

Recentemente, comandantes militares iraquianos e americanos afirmaram que a região de Muqdadiya não era mais reduto rebelde, mas o assalto de ontem deixou claro que os insurgentes têm condições de reunir um grande grupo para ações de grandes proporções.

Em Forte Meade, no Estado americano de Maryland, um tribunal militar considerou ontem o sargento Michael J. Smith culpado de 6 dos 13 delitos de abuso contra presos em Abu Ghraib. A sentença, que poderá chegar a 8 anos de prisão, será definida hoje. Smith usou um cachorro para aterrorizar presos nus.