Título: "'Congresso deve trabalhar mais"
Autor: Leonencio Nossa, Ângela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Nacional, p. A8

Marinho critica demora na aprovação do orçamento

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, criticou ontem o Congresso pela demora na aprovação do orçamento da União para este ano. E disse que "está faltando o pessoal trabalhar mais no Congresso".

Para o ministro, a oposição está trabalhando para "estrangular" o governo. "Não vota o orçamento para não sobrar espaço para os ministérios fazerem os convênios com estados, municípios ou alguns setores."

No entanto, o ministro alertou que a não-aprovação do orçamento também deixa os governadores sem o ressarcimento das perdas geradas pela Lei Kandir, que desonerou de ICMS as exportações. "Talvez seja o caso de não votar mais o orçamento porque daqui a pouco não dá pra fazer nenhum convênio. Esse é um ano de seis meses", ponderou, lembrando as restrições para convênios impostas pela lei eleitoral.

"Está faltando o pessoal trabalhar mais no Congresso. Eles trabalham bastante, mas perdem muito tempo com assuntos que não acrescentam valor para a sociedade brasileira. Talvez devessem observar que o Brasil espera que o Congresso aprove medidas importantes como o projeto de lei que aumenta o salário mínimo", atacou o ministro. Para Marinho, os parlamentares vêm dispersando esforços com assuntos que não são de interesse real da sociedade, como por exemplo, a CPI dos Bingos - que investiga denúncias envolvendo o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Marinho disse que o objetivo da oposição ao bombardear Palocci é desestabilizar o presidenteLula e o governo. Assim visa a " criar condições de competitividade" para as eleições. "Não creio que a inteligência do mercado vá permitir isso", afirmou.

O ministro disse, ainda, que o governo editará uma medida provisória entre os dias 29 e 30 de março para garantir o reajuste do salário mínimo a partir de 1º de abril, caso o Congresso não aprove até lá o projeto que o eleva para R$ 350.