Título: Lançada "pedra fundamental"
Autor: Leonencio Nossa, Ângela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Nacional, p. A8

Lula conta como prontos projetos que nem começaram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu em uma solenidade, ontem, o que tem acontecido desde fevereiro: "inaugurar" a pedra fundamental de uma nova universidade federal e apresentar o ato como realização concluída de seu governo. O presidente tem aproveitado essas cerimônias para auto-elogiar sua política educacional.

Desde o mês passado Lula já fez quatro lançamentos de pedras fundamentais, três anúncios de obras de expansão e duas visitas a obras em andamento em universidades. "Quantas universidades foram criadas no Brasil nos últimos 30, 40 anos?", questionou, em Cruz das Almas (BA), ao discursar no o local onde será construída a Universidade do Recôncavo Baiano.

"Comparem tudo isso com os 36 meses do nosso governo para ver quanto nós avançamos", disse, arrancando aplausos. "São quatro universidades federais novas, seis faculdades transformadas em universidades, 42 extensões."

Segundo ele, seu governo está dando um futuro melhor aos pobres. "É para dar acesso ao jovem interiorano à universidade", explicou, referindo-se às suas "realizações".

Lula também renovou sua opção l pelo Nordeste e Norte, alegando que, nas últimas décadas, "90% das verbas da União" foram destinadas ao Sul-Sudeste. "O Nordeste e o Norte, ao longo de quase todo o século passado, foram tratados como regiões de segunda categoria. Por isso terão a minha prioridade."

Ele afirmou que as elites são resistentes à ascensão social de pessoas de baixa renda. "Pobre nasceu, segundo a lógica deles, para ser peão." A platéia gostou: o discurso foi interrompido pelo coro "um, dois, três, Lula outra vez", puxado por 30 petistas que usavam camisetas vermelhas com a frase "Quem manda é o povo, Lula de novo".

Antes de ir a Cruz das Almas, Lula visitou a cidade histórica de Cachoeira. Lá, encontrou dona Canô Veloso, mãe de Caetano e Bethânia, que mora perto, em Santo Amaro da Purificação.