Título: Alckmin prepara plano de metas nos moldes de JK
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2006, Nacional, p. A7

Governador pretende ouvir especialistas de todo o País para programa

Um programa de governo nos moldes do Plano de Metas, que Juscelino Kubitschek apresentou ao Brasil em 1955, é um dos trunfos que o governador Geraldo Alckmin está começando a projetar para a campanha presidencial. As "metas" serão objetivos na harmonização dos desenvolvimentos regionais; o programa não sairá das pranchetas dos economistas paulistas, mas das sugestões de especialistas de todo o País, ouvidos em seminários regionais feitos pelo Instituto Teotônio Villela (ITV), centro de estudos do PSDB.

Alckmin vai viajar pelo Brasil para "comer barro", expressão que adora usar, e conhecer as economias locais. "A idéia é andar pelos interiores para identificar os potenciais de harmonização do desenvolvimento", diz o secretário João Carlos Meireles, que será o coordenador-executivo da campanha. A coordenação-geral ficará com o senador Tasso Jereissati, presidente do PSDB, que cuidará das tarefas políticas, como as alianças partidárias.

Na tarde de 31 de março Alckmin renunciará ao mandato, transmitirá o governo de São Paulo ao vice-governador Cláudio Lembo e seguirá para seu novo escritório de despachos, no Diretório Regional do PSDB paulista. De lá, iniciará os contatos políticos e o trabalho de audiência para elaborar o programa de governo.

Os planos para a campanha do pré-candidato tucano estão rascunhados há mais de um ano e o primeiro ponto previsto - uma viagem de jipe através dos 1.720 quilômetros da BR-163, a Rodovia Cuiabá-Santarém - terá de ser adiado porque as chuvas tornam a estrada intransitável no sul do Pará até fins de abril. A viagem deverá acontecer em maio, logo aos primeiros sinais do chamado "verão amazônico", e tem a duração prevista de quatro dias.

TRAJETO

Meireles, que já coordenou a construção de cidades na região, diz que o trajeto será um dos pontos de destaque do programa de governo, porque a BR-163 é a via natural de escoamento da produção de Mato Grosso. De Santarém Alckmin fará sobrevôos sobre o Rio Tapajós e sobre o Rio Madeira (o desenvolvimento da navegação fluvial será favorecido no programa). Ele conhecerá também o projeto de mineração de Trombetas e depois visitará Manaus, de onde irá a Boa Vista, em Roraima, único Estado brasileiro que ainda não conhece.

Logo depois da desincompatibilização, Alckmin irá a Brasília para preparar seu cronograma de campanha com o senador Tasso Jereissati e o deputado Sebastião Madeira, presidente do ITV. Em abril, começarão os seminários do ITV: o primeiro debaterá o Agronegócio, no dia 6 de abril, em Cuiabá.

A viagem seguinte de Alckmin será ao noroeste da Bahia e ao sul do Piauí e do Maranhão, para conhecer a nova fronteira agrícola da região. "O diferencial do programa de governo é que não vai ditar as regras do desenvolvimento a partir do centro de governo, mas a partir das visões regionais", explica Meireles. Alckmin também visitará o pólo agroindustrial do oeste catarinense.

A logística dessas viagens começará a ser montada após a definição da equipe, que contará, além de Meireles, com os assessores especiais Luiz Salgado, que cuida dos textos e documentos, e Orlando Baptista, que acompanha projetos e ações, além do secretário de Comunicação, Roger Ferreira.