Título: Impeachment de Lula será analisado pela OAB em maio
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2006, Nacional, p. A4

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai analisar, no dia 8 de maio, uma proposta para que a entidade peça o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O relator do caso no conselho, Sérgio Ferraz, não quis antecipar sua posição.

"Até mesmo por uma questão de delicadeza com meus colegas, creio que essa matéria só deve ser divulgada no próprio dia 8", disse o conselheiro, que é do Acre. A proposta de impeachment de Lula foi apresentada em novembro pela conselheira federal da OAB por Mato Grosso do Sul Elenice Carille. Além de Ferraz, integram o comitê que analisa a proposta os conselheiros Orlando Maluf Haddad, de São Paulo, Mário Lúcio Quintão, de Minas, Amauri Serralvo, do Distrito Federal, Marcelo Brabo, de Alagoas, e Cezar Roberto Bittencourt, do Rio Grande do Sul.

REALE

O jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, do Movimento da Indignação à Ação, afirma que, se Lula teve conhecimento prévio da iniciativa da Caixa Econômica Federal de violar ilegalmente o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o pedido de impeachment é cabível, mas antes é necessário investigar o grau de um possível envolvimento do chefe do governo.

Reale Júnior foi um dos redatores do processo de acusação que terminou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor.