Título: Bancos reforçam as campanhas de imagem
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Economia & Negócios, p. B7

À caça de clientes, instituições financeiras mudam discurso para mostrar que têm serviços para todas as faixas de renda

Embalados pelos altos lucros e pela descoberta das classes C, D e E como tomadoras de crédito, os bancos iniciaram o ano fortalecendo suas imagens institucionais e modernizando a comunicação com os clientes. O Banco Itaú, por exemplo, estréia esta semana uma nova assinatura: "Existe um Itaú feito para você", criado pela agência DPZ, que substitui o "Feito para você" usado desde 2003.

A intenção, diz o vice-presidente do Banco Itaú, Antônio Matias, é enfatizar que a instituição tem produtos para o bolso de todos os clientes, sendo capaz de estabelecer os mais variados relacionamentos. "Temos serviços e produtos para quem quer conta corrente, um empréstimo, um cartão de crédito, um financiamento de carro e um plano de previdência", diz Matias, enfatizando que há produtos de crédito para as classes C, D e E (Taií) e para as classes A e B (Personalité).

A nova campanha também abre novas possibilidades no logotipo da instituição, criado pela DPZ há 30 anos. "Há três anos, numa fase de pesquisa, pedimos para clientes desenharem como viam o Itaú. Resultado: agora, estamos aplicando esse conceito à campanha."

Com 17 milhões de clientes, dos quais 9 milhões de correntistas, o Itaú vai aproveitar a cota de patrocínio das transmissões da Copa do Mundo na TV Globo para enfatizar a nova assinatura.

O Santander Banespa também promete fazer o mesmo. O banco controlado pelos espanhóis escalou Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cafu, Roberto Carlos e Robinho para estrelar a maior campanha publicitária da sua história no País, desde que arrematou em leilão de privatização o Banespa, em novembro de 2000. Serão gastos este ano US$ 100 milhões em publicidade, de olho no desempenho do Brasil e desses jogadores na Copa.

A campanha , criada pela agência de publicidade McCann-Erickson, mostra que o banco tem todas as qualidades dos atletas que vestiram a camisa de garotos-propaganda.

Já o Bradesco, maior banco privado do País, insistirá este ano na sua nova assinatura, criada pela agência de publicidade Neogama, "Bradescompleto", para mostrar que é completo e tem tudo também para diferentes públicos. A compra das operações da American Express no Brasil por R$ 1 bilhão foi outro sinal de que o Bradesco quer ampliar o leque do público de renda mais alta, que já atende por meio do Bradesco Prime.

Por sua vez, o Banco Real, por meio das agências de publicidade Talent e Lew,Lara, reforça o marketing socialmente responsável, de olho nos talentos da maturidade e dos compromissos ambientais, acrescidos da estratégia de conquistar clientes quando estes ainda estão na universidade.

O Unibanco, recorrendo à animação em campanha criada pela F/Nazca, também busca reforçar o conceito de "nem parece banco", que está imprimindo ainda no espaço físico de suas agências.